Destino: Salvador - BA : Viagem Pronta - Operadora de Turismo

Salvador

Bahia-BA


Salvador, é um resumo da alegria do Nordeste!

A população de Salvador dobra no verão e adquire proporções incomparáveis durante o Carnaval. A capital baiana inspira espontaneidade, alegria e religiosidade. Seu histórico conjunto arquitetônico e suas igrejas remetem o visitante ao passado, quando Salvador era a capital do Brasil. Praias, festas e tradições culturais completam as opções para os turistas.

Conheça alguns pontos importantes de Salvador:

Barra

O bairro localiza-se na entrada da Baía de Todos os Santos e tem mais de 500 anos de história. Aqui começou a colonização portuguesa da cidade. Em 1501, o padrão de posse português foi instalado no local do atual Farol da Barra. Era 1º de novembro, dia de Todos os Santos. Depois surgiu o primeiro povoado, com Caramuru.

Em 1549, Thomé de Sousa desembarcou no Porto da Barra para fundar a primeira capital do Brasil. O bairro possui três fortes históricos e uma das igrejas mais antigas da Cidade: a Igreja de Santo Antônio da Barra. Em Dois de Julho de 1823, foi o último solo dos soldados portugueses na Bahia.

Os imigrantes ingleses tiveram importante papel no desenvolvimento de Salvador, no século 19. Construíram várias moradias no bairro e o Cemitério Britânico.

Carnaval

O Carnaval de Salvador é o maior evento de participação popular do mundo. Os foliões dominam completamente a Cidade, por mais de uma semana. Em verdade, dura todo o verão, com as festas que começam em 4 de dezembro, com a Festa de Santa Bárbara, no Pelourinho.

A folia do carnaval baiano é secular. Já em 1832, Darwin participou do Carnaval de Salvador e registrou as brincadeiras da Cidade, na época. Era o entrudo trazido de Portugal.

O Carnaval acontece, ao mesmo tempo, em vários bairros da Cidade. Nenhum outro carnaval no mundo chega perto da contagiante folia baiana.

Nem só de axé, samba e frevo vive o Carnaval da Bahia. O sucesso do evento atrai músicos de todo o Brasil, misturando vários ritmos. Nos anos '80 o trio elétrico do Papa-Léguas tocava a 5ª Sinfonia de Beethoven e todos aplaudiam.

Na Bahia também tem concursos de blocos, trios e grupos de samba, mas ninguém quer saber quem venceu.

Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda é um símbolo da cidade de dois andares chamada de Salvador, um dos mais conhecidos cartões portais da Bahia. Apesar de secular, é um conjunto moderno, que recebeu várias reformas ao longo dos anos.

Foi o primeiro elevador no mundo a servir de transporte público e o mais alto desse tipo, quando foi inaugurado, em 8 de dezembro de 1873, dia de N.S. da Conceição da Praia. A receita desse primeiro dia de funcionamento (477$800) foi doada ao Asilo dos Expostos da Santa Casa da Misericórdia.

Liga a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta, à Praça Cayru, no bairro do Comércio. Possui duas torres, quatro cabines e 73,5 metros de altura. Tem capacidade total para 128 pessoas, nas quatro cabines, e a viagem dura 22 segundos. Transporta, em média, mais de 750 mil pessoas por mês, funcionando 24 horas por dia.

O uso de ascensores em Salvador é uma tradição secular. Já no início do século 17 usava-se uma espécie de guindaste para transportar mercadorias do porto à cidade alta. Outros elevadores e planos inclinados foram construídos na cidade posteriormente.

 

Fonte: bahia-turismo.com.br